domingo, 11 de marzo de 2012

El Bayabuyiba, en portugués

Las primeras palabras a mi amigo tienen que ser en su lengua. Te adoro. Te deseo todo
de lo mejor. Te cuento que este blog es uma diversión. Te confieso que te extraño. Y te
prometo que voy a verte cuanto antes.

El Bayabuyiba me pediu que escrevesse esse texto em português. É complicado
escrever algo em uma língua que eu, autor, domino, mas você, leitor, não. Tenho
que ser direto e simples, mas criativo. Tenho que ser verdadeiro, mas compreensível.
Tenho que ser eu, por mais que você não saiba quem eu sou.

Mas El Bayabuyiba sabe.

Em dezembro de 2010, um turista desembarca em Recife, Pernambuco, Brasil, junto
à sua família. Família grande, bonita. Família mestiça. Família verde, amarela, azul e
vermelha. Família que fala “español” e português.

Por conta de um destino digital, meu @ esbarrou em um outro @ colombiano. Culpa
do @SantiGalvez, diga-se de passagem. Eu sou de Recife. El Bayabuyiba tem família
em Recife. Eu moro no mesmo bairro que a família de El Bayabuyiba. Eu arranho um
espanhol – nesse caso, é a língua nativa de El Bayabuyiba. Com tantas coincidências,
decidimos nos conhecer enquanto ele estivesse na cidade.

Shopping Center Recife - esse foi o local escolhido. Um local público e seguro, para
o caso de um ou outro ser um farsante. Mas, ao invés de golpes, fomos pegos de
surpresa por uma amizade. Amizade que, por segurança, deveria ser dita como se
houvesse começado em 2009, enquanto eu fazia intercâmbio na Colômbia (o que
nunca foi verdade).

Pois bem. Depois de muita conversa, troca de telefones e mensagens, “Colômbia”,
como o chamo carinhosamente, passou a se divertir pela cidade comigo. E a partir
daí vieram piscinas, viagens, divisões de quartos, álcool, boates e felicidade. E
simplicidade. E cumplicidade.

E carinho.

Carinho esse que, mesmo depois de um ano inteiro sem se ver fisicamente,
permaneceu. Carinho que continuou sendo sentido e trocado através de disparos
elétricos e eletrônicos. Mas carinho.

Sinto falta de ter você por perto, mas você sabe como não ficar longe.
Parabéns por tudo.

Nos vemos pronto. Una vez más.

___
No hay mucho que agregar a lo que Raufa-Raufinha-Raufaelhe escribió. Gracias @Raufaa

1 comentario:

  1. eu nao sei falar portugues, nao muito, mas eu tento, e isso me deixa feliz saber que eu sou culpado de uma amizade. Los quiero mucho. :)

    ResponderEliminar